Um fracasso de showroom na década de 1980, este Mustang intrigante tem um pequeno, mas fiel seguindo hoje
Todos os seus donos de SVO Mustang agora podem se vangloriar de que a Ford estava à frente de seu tempo com essa versão única do carro de pônei. Trinta anos atrás, a melhor idéia da Ford era fazer um Mustang especial que fosse mais corroer do que um carro de corrida, mais Euro GT do que o queimador de pneus de rua principal.
O SVO Mustang 1984-1986 que as revistas Car & Driver e Road & Track gostaram muito não encontrou a mesma recepção no showroom. A Ford vendeu apenas 9.844 SVO Mustangs ao longo de três anos de modelo.
Foi um passo corajoso colocar um motor turbo / intercooler de 4 cilindros sob o capô do Mustang, especialmente quando a atração principal da linha de modelo era o GT com motor V8, vendido por muito menos.
Hoje, o SVO Mustang é uma espécie de clássico cult. É também uma lição de história, porque a Ford está oferecendo um turbo de 4 cilindros no Mustang 2015, um modelo de 310 cavalos chamado EcoBoost.
Mas 30 anos atrás … o que eles estavam pensando? Ford estava pensando que era hora de ampliar o apelo do Mustang, é isso. Seus mecânicos da plataforma Fox já estavam sustentando o Lincoln Mk. VII, então por que não ajustar um Mustang para comprar carros esportivos de importação?
Desenvolvido pelas Operações de Veículos Especiais da Ford, o 1984 SVO Mustang foi equipado com um turbo de 2.3 litros com injeção de combustível e um intercooler. Ele foi avaliado em 175 cavalos de potência, que parecia manso em comparação com os 210 cv a partir do 302 cu. em. 4 barril V-8 que veio no Mustang GT. Em uma corrida de arrancada, não houve competição – o GT poderia rodar o quarto de milha em pouco menos de 15 segundos sem a troca de marchas. O SVO estava a mais de um segundo atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário