domingo, 18 de outubro de 2020

Camaro Classico 1969




Em uma era de muscle cars em franca expansão, com a competição abastecida a um quarto de milha de cada vez, o Camaro Z28 de 1967 não se encaixava bem com o resto da torcida.
Manipulação européia? Corpo limitado? Ninguém entendia esses termos estrangeiros que poderiam ser encontrados nas resenhas do Z28 de quase todos os trapos que tinham a sorte de colocar as mãos no carro.

O que se originou como um código de opção RPO, desde então, tornou-se nas três letras mais reconhecidas no histórico de desempenho lendário do Camaro.
O Z28 foi desenvolvido pela Chevrolet para competir contra o Ford Mustang e o Plymouth Barracuda na série de corridas sedan SCCA Trans-America. Para competir, a Chevrolet teve que desenvolver um motor menor do que o limite de 305 polegadas cúbicas para os sedans Classe A.
Uma mula de teste foi equipada com uma versão de alto desempenho do experiente e pequeno bloco 283. Embora fosse impressionante, o veterano engenheiro da Chevrolet, Vincent W. Piggins, ficou mais ansioso depois de colocar o Z28 em ação. pista de teste e curso de slalom.
Para abrir alguns pôneis extras, o bloco 327 de quatro parafusos da Chevrolet estava equipado com um virabrequim de aço forjado 283. Isso produziu um furo e curso de 4 x 3 e deslocamento de 302,4 polegadas cúbicas, encaixando apenas um fio abaixo do limite de 305 pol³ do SCCA.
Com os entusiastas de muscle cars no final dos anos 1960 buscando tradicionalmente torque de grande bloco e aceleração em linha reta, o design inovador da GM foi amplamente ignorado e apenas 602 Z28s foram vendidos em 1967, em comparação com 64.842 RS e 34.411 modelos SS.
Apesar dos baixos números de vendas, a Chevrolet não desistiu do Z28. As notícias sobre o seu lendário potencial de manejo e adormecimento começaram a se espalhar e forçaram os concorrentes da Chevrolet a se concentrarem em mais do que a aceleração em linha reta se quisessem oferecer um pacote de desempenho geral tão potente quanto o Z28. Os donos de grandes blocos já não eram pegos de surpresa quando um Camaro com um pequeno bloco 302 surpreendentemente pegava o salto e os segurava nos semáforos. O segredo estava fora.

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